Construir uma estratégia de sucesso é um desafio comum a todos que ocupam posições de tomada de decisão. E tão importante quanto traçar uma estratégia é acompanhar e validar a sua eficácia.
Para ajudar nessa tarefa, trago aqui duas ferramentas poderosas na construção de estratégias de sucesso, sejam para pessoas ou negócios.
1️⃣ Desenhe a estratégia de forma inteligente.
Sim! Existem formas “não inteligentes” e são bem comuns… infelizmente. Uma estratégia inteligente atende cinco critérios:
1. Específica: seja claro na descrição do que você deseja, com objetivos e metas.
2. Mensurável: garanta formas de medir a implementação.
3. Alcançável: sonhar é importante e faz parte da estratégia. Entretanto, seja realista na hora de desenhar a rota para materializar o sonho.
4. Relevante: esse critério está intimamente ligado à ferramenta 2. Garanta que sua estratégia é algo realmente prioritário para o momento atual. Tenha clareza do porquê.
5. Temporal: tenha prazos que caminhem com as demais métricas.
🚨Lembre-se de não superestimar o que pode ser feito em 1 ano, nem subestimar as realizações em 10.
2️⃣ Valide a estratégia com você mesmo.
Aqui entra um suporte que sou particularmente fã. Os estudos da neurociência associados ao comportamento humano mostram que nosso cérebro trabalha em duas frentes:
📍2% lidando com o racional do dia a dia, tomando decisões rápidas e escolhas baseadas nos 5 sentidos. Foco total no curto prazo.
📍 98% lidando com o material de uma vida inteira + heranças genéticas. O inconsciente, o que estudamos, memórias, aprendizados. Tudo! Aqui não temos conexão direta com os 5 sentidos, mas nossa saúde física e sonhos falam por si. Foco na nossa jornada como um todo, até impactos de longo prazo.
Na prática, de posse do desenho de sua estratégia, tire um tempo de meditação, respire fundo e questione-se:
🧠 por que essa estratégia é importante pra mim?
🧠 faz sentido pra mim ou está alinhada a expectativas de terceiros?
“Escute” as respostas internas. Anote os questionamentos que virão. Se necessário, volte à etapa anterior e refaça.
Estratégia não é uma sentença, é um caminho. (Re)Pensar a estratégia sempre que necessário, validando-a com o momento e as expectativas, é inteligente e sustentável.
Conta pra mim se você já conhecia estas ferramentas, aproveita e compartilha sua experiência ou dúvidas nos comentários.